sexta-feira, 22 de maio de 2015

Mudanças que acontecem durante a criação de um Game

Os games durante o seu desenvolvimento quase sempre sofrem muitas mudanças até serem lançados, isso é comum em qualquer projeto, mas é curioso observar as modificações radicais que alguns jogos sofreram, os tornando pouco ou nada parecidos com a proposta inicial.

Um dos principais casos de mudanças foi a do primeiro Donkey Kong, de 1981. A empresa estava decidida a produzir um jogo do personagem Popeye, mas perdeu os direitos da marca pouco tempo depois. Como a ideia do jogo já estava montada a Nintendo substituiu os personagens do jogo, mas manteve a essência somente trocando os personagens. Jumpman (que futuramente seria o Mario Bros) um carpinteiro, deveria salvar a donzela indefesa, Pauline, das mãos do vilão Donkey Kong, inspirado no clássico personagem de 1933, King Kong. Lembrando que esse não era o Donkey Kong atual que protagonizou os jogos da série Donkey Kong country e sim Cranky Kong, o avô do atual.
Donkey Kong (1981)
Outro jogo que surgiu de uma proposta diferente foi Sim City, lançado em 1989 para Commodore 64. O futuro game designer Will Wright estava decidido a produzir um jogo depois de aprender as linguagens de programação Basic e Pascal, e foi isso que ele fez, criando o jogo de guerra de helicópteros Raid on Bungeling Bay (1984). A inspiração para seu primeiro game veio de sua infância quando Will foi levado para voar em um helicóptero e que foi uma das coisas mais legais que já haviam lhe acontecido.
Raid on Bungeling Bay(1984)

Para facilitar a criação do seu game ele desenvolveu dois programas, chamados Chedid e Wedit. O primeiro era um criador de personagens e o segundo um programa que o permitia se deslocar por um mundo virtual além de inserir nele os personagens que eram feitos com o Chedid. Will percebeu então que era mais divertido ficar criando mundos com seus programas do que jogar com os helicópteros. Ele decide então se focar no criador de cidades Wedit e esquecer o resto.

Após muito trabalho ele desenvolveu toda a ideia para o jogo enquanto trabalhava na produtora de games Brøderbund, porém seus chefes não demonstraram interesse por seu projeto devido à falta de uma condição de vitória ou de derrota. Mas mesmo assim eles produziram o game sem muitas esperanças de que ele emplacaria. Felizmente depois de alguns meses com as vendas em baixa, o game emplacou, pois, as pessoas que já o tinham jogado passaram a falar do jogo para os amigos e a popularização de Sim City ocorreu devido aos jogadores e não por causa de divulgações oficiais.
Sim City(1989)

Rodrigo Silveira

Um comentário: